Seja bem-vindo ao nosso site
publicidade
cabecalho-noticias
NOTÍCIAS
Semana do Mar - Exposição
23-10-2016

Pescadores de Setúbal: olhares do passado, desafios do presente é o nome de um conjunto de eventos pensado e montado pela Organização de Produtores BivalMar. Começámos com uma Tertúlia de homenagem a pescadores (Maio de 2016) e a publicação de um Jornal que a acompanhava, e fechámos o ciclo com uma Exposição, que inaugurou a Semana do Mar, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela APSS. 

As organizações da pesca empenharam-se na dinamização deste ciclo com o objectivo de dar visibilidade aos aspetos culturais das populações da pesca, integrando conhecimentos, com a convicção de assim garantir uma maior compreensão das pessoas, para melhor encarar os desafios do setor. 

Da tertúlia em que conseguimos juntar os pescadores em torno de um debate sobre a pesca e o seu estado actual, passando pela Exposição em que tivemos mais de mil visitas em apenas 6 dias, podemos fazer um balanço positivo.

A Exposição constituiu-se como um dos pontos atractivos da Semana do Mar, sendo que inaugurou esta iniciativa, com a excelente intervenção teatral “os pescadores dão nome a tudo” da Galateia, nossos parceiros. Esta intervenção foi tecida com as palavras de Raul Brandão no seu clássico Os Pescadores e com as palavras dos nossos pescadores (podem ver um pouco esta intervenção aqui). Também o Coro do Grupo Mútua dos Pescadores aceitou o nosso desafio e veio animar a manhã de sábado quer no mercado quer a bordo no navio-escola Sagres. Clique aqui para ver um pouco desta atuação. 

Esta exposição é resultado de um eforço das organizações da pesca, de um planeamento e, em simultâneo, da dádiva espontânea e franca, da troca de informações e colaboração dos pescadores e suas famílias na ordenação do espaço. É isso que, a nosso ver, explica o sucesso desta iniciativa: envolvendo as pessoas e integrando os seus conhecimentos conseguimos, assim, apesar de todas as dificuldades e limitações de recursos, erguer uma exposição que levanta o véu sobre a realidade da pesca em Setúbal e que faz reflectir sobre o passado, pensando como no presente podemos projectar um melhor futuro para a pesca.